SOS MATA ATLÂNTICA

Hoje 27 de Maio é o dia da Mata Atlântica.

Na Mata Atlântica existem mais de 20.000 espécies vegetais, inclusive espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. O Estado do Rio de Janeiro, onde moro, ainda possui cerca de 30% restante dessa mata. Mas a devastação é  grande, pelo avanço e crescimento das cidades em seu entorno. A Mata Atlântica é a floresta do litoral brasileiro. Em 1500, quando os colonizadores portugueses aqui chegaram e invadiram este imenso território habitado pelos índios, a Mata Atlântica ocupava uma área de 350.000 km² indo desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul. Hoje, de toda esta extensão, 95% foi dizimada pela ação humana. O que resta está sendo destruído pelos caçadores e madeireiros.

Como sabemos, a Mata Atlântica é a floresta com a maior diversidade biológica do nosso planeta. Cerca de 25 mil espécies de plantas vivem nesse ecossistema. De acordo com Neiman (2012), “numa floresta temperada da Europa crescem em média dez espécies por hectare, enquanto na Mata Atlântica desenvolvem-se 150 espécies em área de igual dimensão”.

Uma  importante característica da Mata Atlântica é que ela se desdobra numa topografia de extensão cadeia montanhosa ladeando todo o litoral brasileiro. Isto, segundo Neiman (2012), faz com “a evaporação da água do mar e os ventos que sopram em  direção ao continente garantem a umidade necessária para a formação de uma  floresta tropical, pois da condensação dessa água, que se resfria ao atingir as serras litorâneas, resultam as chuvas, constantes na região”.

Na Mata Atlântica existem um grande número de vegetais entre os quais orquídeas, bromélias, gravatás, begônias e samambaias.Também na Mata Atlântica estão localizados pontos turísticos importantíssimos conhecidos no mundo todo como o Pão de Açúcar, o Corcovado, o Dedo de Deus e muitos outros.

Caquizeiro com um belo núcleo de orquídeas

                                                   Núcleo de orquídea Cattleya forbessi, típica da Mata Atlântica

Em relação à fauna da Mata Atlântica, que também está altamente ameaçada, existem a onça-pintada, a suçuarana, o cachorro-vinagre, a jaguatirica, o macaco mono-carvoeiro, que é o maior macaco das Américas, a preguiça, o tamanduá, a paca, a cutia e   mico-leão dourado.

DSC_0040

                                 Vista ao fundo da Serra dos Órgãos, parte da Mata Atlântica.Foto a partir de Guapimirim, RJ

Entre as aves ameaçadas temos o jacu, o macuco, a jacutinga,o tiê-sangue, a araponga, o mutum, o sanhaço e um número enorme de beija-flor.

Não temos outra saída a não ser gritar por Socorro para a Mata Atlântica.Temos que recuperar e preservar a Mata Atlântica. Lutar pela manutenção e preservação das áreas protegidas, assim como exigir através da pressão popular pela implantação de novas reservas através de uma política florestal eficiente e fiscalização eficaz.

Vamos defender e proteger a Mata Atlântica, pois ela é nosso patrimônio.

Referências Bibliográfica

NEIMAN, Zysman. Era Verde?: ecossistemas brasileiros ameaçados. 23ª ed. São Paulo; Atual, 2012 Leia mais em <http://www.webartigos.com/artigos/educacao-ambiental-uma-urgente-necessidade/131434/&gt;

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s